quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Loucura total


loucura

“Porque a palavra da cruz é deveras loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.” (1Co 1.18)
Se tem uma palavra que caracteriza bem o nosso tempo, sem dúvida é a loucura, mas não é a loucura da palavra da cruz a qual o apóstolo Paulo se refere no versículo destacado, e sim uma total insanidade que caracteriza uma massa evangélica sem identidade, ávidos por entretenimento gospel e analfabetos biblicamente. A palavra de Deus se tornou loucura no Brasil não pela fidelidade a Bíblia, mas pelo triste fato de não pregarem a mesma, de distorcerem o seu sentido para dar base as loucuras importadas que invadem as igrejas brasileiras.
Enquanto a loucura dos homens não for confrontada com a de Deus, continuaremos ligando a tv e nos deparando com os profetas da prosperidade e suas aberrações teológicas, meias ungidas, réplicas de templos antigos etc. E qual é a loucura de Deus? A palavra da cruz, ou seja, o evangelho. Pregar sobre a cruz de Cristo sempre será ofensivo a sabedoria do mundo, uma loucura para os teólogos da prosperidade e para o mundo acadêmico, que é tão dominado pelas filosofias ateístas. Infelizmente não se prega mais sobre a cruz, os pastores têm vergonha, preferem incorporar inúmeros artifícios humanos: autoajuda, psicologia barata, filosofia, marketing etc.
Pela bíblia, percebemos que as coisas não estão bem, a loucura dos homens é que tem sido a marca registrada do crescimento evangélico brasileiro, somos alvos de duras críticas por parte dos que não são crentes, e o pior é que eles não estão errados na maioria das vezes. A solução para esse problema não está na sabedoria humana, a qual Deus tornou louca, mas na “loucura” de Deus,  “Visto como na sabedoria de Deus o mundo pela sua sabedoria não conheceu a Deus, aprouve a Deus salvar pela loucura da pregação os que creem.” (1Co 1.21). A melhor estratégia para um crescimento saudável da igreja é a pregação do evangelho de Cristo sem misturas ou acréscimos, na sua simplicidade e pureza que humilha a nossa inteligência, justamente por vir de Deus e não do homem, portanto, sejamos loucos de Cristo por pregarmos a palavra da cruz e não por sermos barulhentos e ignorantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário