sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Desabafo: O que é ser Luz do Mundo?

by Jesner

Quando eu era bem pequeninho (em idade), ouvia inúmeras pessoas falando que eu deveria ser luz do mundo e sal da terra, mas naquela época o máximo que eu conseguia pensar era que eu tinha que ser uma lâmpada ou um tipo de tempero, parece mentira mas demorou para eu aprender que o pregador da noite não tinha martelo, mas isso é outra historia, voltando a questão sobre ser luz e sal, muitos ficavam batendo nesse tecla por diversas vezes, tudo o que eu fazia ou perguntava alguém já vinha falando:
-Não, você não pode fazer/ouvir/falar isso, você tem que ser diferente dos outros, tem que ser luz do mundo, sal da terra.

Mas hoje em dia eu penso, será que devemos mesmo ser diferentes do mundo? Em que devemos nos diferenciar?

Eu consigo reconhecer um crente de longe, seja pelo terno quando está mais de 40 graus ou aquelas irmãs de cabelo grandes sem maquiagem nenhuma (só nos dias de culto) ou então quando vejo alguém cobrando dizimo, e a maioria dos pregadores sem martelo concordam com isso nos púlpitos, que devemos nos vestir/falar/ouvir diferente do mundo, eu não concordo, pois vamos parecer de outro planeta e vamos acabar nos afastando das outras pessoas. 
Outra coisa que me irrita é quando crente quer falar bonito demais, usando palavras que já morreram a anos, quer um exemplo?
-Porque certa feita caminhava um varão por um vale de dor e eis que apareceu um servo de Deus enviado do céu e disse: Eis que te digo vaso de honra te farei.

Não ficaria mais fácil assim?
Pregação atualizada: Havia um homem passando por momentos de sofrimento e um anjo veio e falou que logo tudo passará.
Ou assim?
Pregação mais que atualizada: O mano tava zuado, daí apareceu um truta do céu e falou pra ele ficar de boa.

Claro que eu exagerei, mas acho que você entendeu o que eu quis dizer! (Trollface)

 Outra vez fui com minha antiga banda tocar em uma outra igreja, eles não deixaram as meninas da banda cantarem porque estavam vestidas como o mundo se veste (de calça), nós superamos isso e tocamos, porém o banco onde o grupo de mulheres estavam sentadas era mais alto do que onde os músicos ficavam, eu sei que não deveria falar isso aqui, mas as únicas calcinhas que não apareceram foram as das “mundanas” que estavam de calça.
Não quero defender ou criticar doutrinas, quero apenas mostras que ser luz e sal está sendo interpretado errado e muito, olhe o que Jesus diz:

Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.
Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Não são do mundo, como eu do mundo não sou.”
(João 17:14-16)

Devemos pensar diferente do mundo, ir na contra mão, lutar a favor do amor, ajudar nosso próximo, e quando falo de próximo me refiro a todos, não só apenas os necessitados de comida, muitas vezes dentro de nossa própria casa existe alguém que precisa de nossa ajuda e nós nem notamos, devemos levar a alegria, ter sempre uma palavra de consolo, chorar com os que choram e se alegrar com os que se alegram, separar aquilo que ouvimos, falamos e fazemos, e analisando se aquilo nos faz bem ou mal, esqueça essa historia de gospel, devemos viver em comunhão com todos, inclusive seus amigos homossexuais, que falam palavrão, que vão em baladas e “enchem a cara” entre outras coisas, mas sempre tendo sabendo separar amizade com praticas que vão contra nossa fé, você não precisa ir na balada, concordar com a opção sexual de seus amigos entre outras coisas para ser próximo dele, tenho certeza que Jesus não se afastaria, pelo contrario ele amaria a pessoa, não o pecado dela.

 Bom isso foi mais um desabafo, nada filosófico e com pouco conteúdo de minha parte, mas quero que você pare e pense o que é ser Luz do mundo e Sal da Terra para você, deixe sua opinião nos comentários, conte alguma historia engraçada sobre isso ou vai dizer que essas coisas só acontecem comigo? rs


Nenhum comentário:

Postar um comentário